sábado, dezembro 02, 2006

No outro dia li esta frase no "nick" de alguém na net.

Lá no fundo do oceano.. o choco, a lula e o lagostim governam.


Confesso que achei uma graça enorme. E a minha imaginação foi logo impossível de travar. Veio-me logo à cabeça as cores da pequena sereia e todo aquele cenário marítimo!

Quarta História

Oceano pacífico, naquele zona entre a Oceânia e a América onde o mapa está cortado.
"No fundo do mar, ao contrário do que os humanos pensam os azuis, os verdes, os azuis esverdeados e os verdes azulados não são as cores predominantes! Essas são as cores da água da superfície. As cores do fundo do oceano são várias, o plânctón reflecte os raios de sol que entram pelo água e dependendo da hora do dia, ou na noite quando existe luar, o plâncton tem uma cor diferente. Na alvorada reflecte os primeiros raios de sol, aquele tom carmim. Já lá mais para meio de dia são de uma amarelo incandescente as cores reflectidas por aqueles milhares de bocadinhos minúsculos de plâncton que navegam pelas águas de todos os mares. Finais da tarde, laranja cor de fogo, vermelhão! Cor da paixão! De noite o mar enche-se de uma maré cor de prata.
Mas não são só estas as cores do mar, ainda existem os variadíssimos peixes coloridos que por lá nadam, e os colorais e algas que lá habitam. Por isso, para aqueles humanos que dizem "só sei que nada sei" e que apesar de saberem isso não se enxergam e dizem com toda a certeza que o mar é azul desenganem-se! De certeza que vocês também não dizem que a superfície é azul e castanha lá por o céu e as montanhas terem essas cores!..." Mais um artigo exagerado do Jornalga - o peixinho que o Peixe Balão lia como todas as manhãs amarelinhas no fundo do mar.
O peixe balão é a personagem principal desta quarta história. Ao contrário das personagens principais de todas as histórias este não tinha nenhum poder especial, ou tamanho dom ou habilidade para qualquer coisas. Não era demasiado bonzinho ou mauzinho. E também não vão descobrir no fim da história que o peixinho mais pacato e simples do fundo do mar afinal vai-se transformar no mais belo ou no mais forte; principalmente porque pouco vão ouvir falar deles, simplesmente esta história tinha de ter personagem principal.
O Peixe balão, apresentava uma forma bolinha e um tom amarelo verde e azul. Supostamente só quando ficava irritado é que crescia o dobro do tamanho graças à sua imunidade de picos que saiam de uns orifícios nas suas escamas, mas na realidade o Peixe Balão não conseguia controlar muito bem os seus picos e por vezes surpreendiam-no nas piores alturas. Era chato.

Não era um peixe muito grande, classe 2. O Peixe Balão trabalhava na gestão. Embora agora estivesse mais focado na parte ambiental, o consumo exagerado de água pelos humanos estava a causar-lhes muitos problemas.
No fundo do oceano, era altura eleitoral. Existiam três partidos: O partido dos corais, o partido cavalos marinhos e um partido novo, um pouco diferente, era uma associação entre o Choco a Lula e o Lagostim. O partido dos corais foi o partido que apostou mais na campanha eleitoral por cartazes, fotografias e panfletos espalhados por todo o lado, os Corais são dos animais mais belos que habitam o fundo do mar e aproveitaram-se disso. Este partido era o mais fútil e preguiçoso de todos, gostavam de os outros trabalhassem para eles, gostavam era de observar o seu próprio reflexo nas esquinas da água e ouvir os outros comentar a sua própria beleza. Passavam o dia sentados nas areias do fundo do mar e nos rochedos submersos. Os seus principais apoiantes, ou melhor as suas principais apoiantes eras as meninas adolescentes deslumbradas pelo mundo da moda. O partido dos cavalos marinhos foi o partido que organizou mais festas e actividades desportivas porque os cavalos marinhos eram atletas e eles são os habitantes marinhos mais enérgicos de todos os oceanos. Este partido não era fútil nem preguiçoso. Mas um pouco bronco, as ciências e literaturas ou artes não lhes interessavam. Para eles o desporto estava sempre a cima de tudo. Os seus principais apoiantes eras os jovens adolescentes, muitos deles companheiros de muitas apoiantes do partido dos corais, esta rivalidade ainda separou alguns casais e provocou muitas desilusões amorosas a vários peixes adolescentes. E Finalmente o partido do choco, da lula e do lagostim, era o partido mais inovador que o mundo do oceano pacífico já alguma vez tinha visto. Principalmente porque eram uma associação multiracional. Nesta altura o fundo do mar era muito preconceituoso. Este partido misturava três peixes, três personalidades, três (por mais pequenos que sejam) cérebros. O choco era um artista, fez a campanha eleitoral toda muito criativa e chamativa, todos comentavam! A lula era uma intelectual, e como tal deu o ar da sua graça ao partido. Prometeu umas quantas bibliotecas (novidade por aquelas bandas), e umas escolas. E o lagostim era um musico cheio de estilos. Por estas três razões este partido agradava a muitos peixes. Por isso os seus apoiantes eram pequenos e grandes artistas compreendedores da artes do Choco, até reles peixes deslumbrados pela oportunidade grátis que a companha eleitoral deste partido lhes proporcionou de conhecerem a arte; eram intelectuais e curiosos amantes do conhecimento e da leitura; e todos os peixes gostavam de música por isso no fundo, a todos agradou o que o lagostim tinha para oferecer.
As campanhas eleitorais foram muito violentas e renhidas, duraram vinte marés.
Após essas vinte marés, contadas uma a uma nos calendários eleitorais onde cada partido riscava maré a maré até ao tal dia! O dia das eleições, o dia depois do dia de reflexão.
Não houve um único peixe do oceano pacifico que não fosse votar nesse dia! A pesca dos humanos nesse dia foi um desastre, "Mas onde raio se enfiaram os peixes todos hoje?" - Dizia um pescador Australiano. O que ele não sabia é que os peixes estavam todos numa gruta debaixo da Oceânia.
O sol já quase se tinha posto quando as urnas fecharam e demorou um dia até todos os peixes saberem quem tinha ganho as eleições.
"o choco, a lula e o lagostim governam." Era a manchete do jornalga - o peixinho no dia seguinte às eleições. Os peixes de todo pacifico estava muito felizes. Imensas longas marés durou o mandato do choco, da lula e do lagostim até um dia em que já muito velhinho o choco morreu e a lula e o lagostim ofereceram o poder político a esta nova geração mais livre e inovadora!

Sem comentários: